Com o mosquito da dengue batendo a porta, a Prefeitura da Capital está lançando mais uma campanha de conscientização para a população se precaver e tomar as providências necessárias para combatê-lo.
Convém sempre lembrar que não é só a dengue, mas a situação se torna mais perigosa ainda com a proliferação do mosquito transmissor com o surgimento de outras doenças mais letais como a zika e chikungunya, que matam ou deixam sequelas insanáveis pelo resto da vida.
Campanhas de conscientização são sempre necessárias, mas vale destacar também que foram tantas ao longo dos últimos anos que a população já sabe os cuidados mais elementares e ao alcance de todos para prevenir e combater o mosquito transmissor.
Enquanto a Prefeitura e os órgãos públicos de maneira geral devem fazer a sua parte mantendo a cidade limpa, a população tem também a obrigação de manter as calçadas e os quintais de suas casas limpos, bem como as caixas d’água devidamente fechadas, que são os principais focos de proliferação do agente transmissor.
É preciso, portanto, sair do comodismo e não esperar que a prefeitura faça essas prevenções, assim como alertar os vizinhos que não estariam colaborando, fazendo a sua parte.
Enfim, o “inverno” já começou e a previsão é a de que surgirá mais um surto dessas doenças, se essas medidas não forem tomadas a tempo. E não foi por falta de aviso.