Após diversas especulações sobre mudanças na Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), o governador Gladson Cameli exonerou, nesta segunda-feira, 4, o secretário adjunto de Assistência à Saúde, o coronel Marcos Sergio da Silva Faustino Marques. Ele ocupava o cargo desde agosto deste ano. A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
A próxima mudança, já confirmada pelo governador, é a demissão da secretária de Saúde, Mônica Feres Machado. Também há boatos de que o secretário adjunto executivo-administrativo de Orçamentos e Finanças da pasta, Fernando Rezende, será exonerado.
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda, 4, em Cruzeiro do Sul, Gladson Cameli falou abertamente sobre as demissões que irão ocorrer nos próximos dias. Segundo ele, o problema não é a falta de recurso, mas sim de gestão.
O governador afirmou que vai escolher os novos nomes após uma minuciosa pesquisa na Sesacre. Cameli não descarta a possibilidade de nomear servidores da casa para assumir cargos de confiança.
“Por que não lá de dentro? De carreira? Por que não um enfermeiro? Um colaborador que fica na porta vendo quem entra e quem sai? Pessoal está achando que vai cair só a secretária. Vai cair a secretária e subdiretores. Não adianta trocar a secretária se não trocar o que está embaixo. Vou trocar tudo”.
Antes mesmo de ser questionado sobre a sua declaração, o governador se adiantou em garantir que não se trata de ‘terrorismo’ ou ‘perseguição’. “Só estou cumprindo com o que eu disse: ‘Ou vocês trabalham e vestem a camisa, porque é meu nome que está em jogo. Eu, como não tenho papas na minha língua, vai rodar nego e não é pouco, não”.
Cameli deve escolher, inclusive, os diretores da Upa de Cruzeiro do Sul, que será inaugurado no próximo dia 11 de novembro. Os profissionais serão avaliados por currículo e perfil profissional, conforme informou o governador.
“Eu mesmo vou escolher. E o primeiro perfil que a pessoa terá que ter é amor. Vontade de querer fazer. Se a pessoa for lá só pelo salário não adianta”, acrescentou.
Secretária de Comunicação não vai sair
Outros boatos dão conta de que poderia haver mudanças no comando da Secretaria de Comunicação. Um site local ate teria chegado a noticiar que a secretária de Comunicação, a jornalista Silvânia Pinheiro, estaria afastada de seu cargo “até ulterior deliberação”.
A notícia teria sido provocada após um decreto de afastamento assinado, no mês passado, quando a jornalista viajou a trabalho. Contudo, a Casa Civil desmentiu o boato logo em seguida. Silvânia Pinheiro tem a confiança do governador e deve continuar normalmente no cargo.
“Eu diria que este é um dos órgãos mais tranquilos do Governo dado à competência da secretária, da honestidade e dos compromissos da equipe que ela conseguiu montar”, afirmou o secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, ao portal da Contilnet.