Prefeita comenta os benefícios que a nova iluminação irá trazer ao município.
A escuridão na estrada que dá acesso ao aeroporto de Rio Branco não é mais um problema para os motoristas e moradores da região. Mais de 500 luminárias de LED foram instaladas ao longo da rodovia.
A iniciativa é parte de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco com a empresa Energisa Acre. O projeto abrange diversas ruas e está orçado em R$ 3,4 milhões. Trechos da Avenida Ceará, Avenida Antônio da Rocha Viana e parte do Centro já foram contemplados com a nova iluminação.
Para entregar oficialmente a obra, a prefeitura promove, nesta quarta-feira, 6, o ‘Passeio das Luzes’. A saída será do Lago do Amor, com pit stop na rotatória do bairro Custódio Freire. A concentração está marcada para as 19h.
A prefeita Socorro Neri acredita que a nova iluminação, além de reduzir os riscos de acidentes, irá contribuir para a queda dos índices de violência na cidade, além de trazer economia. “Todas as lâmpadas de vapor de sódio vão ser substituídas por lâmpadas de LED, que tem um custo menor para o município. Ao mesmo tempo, vamos colocar nas praças e espaços públicos a nova iluminação com placas fotovoltaicas, que também reduzem o custo da energia. Com isso, a cidade de Rio Branco passa a ser autossustentável em relação ao que se gasta e arrecada com a taxa de iluminação pública. Esse importante investimento também vai contribuir para que os índices de violência na nossa cidade diminuam significantemente. Uma cidade iluminada oferece maior sensação de segurança para a população”, declara.
Segundo o chefe da Divisão de Iluminação Pública (DIP), Wilton Marques, a iluminação instalada na estrada do aeroporto foi pensada de modo a evitar a ação de vândalos, já que é comum o roubo de fios na região.
“Nós nos preocupamos de tirar do chão. Antes, o cabeamento era tubulado, só tinha luminária com poste. Hoje, o cabeamento é aéreo, na ponta do poste. Justamente para dificultar que o vândalo possa agir. Fizemos isso em todos os pontos onde há alto índice de vandalismo”, explica.
Questionado sobre a durabilidade das luminárias, o chefe explicou que uma equipe da prefeitura trabalha na manutenção da iluminação de LED. Com a substituição do sistema em toda a cidade, estima-se que seja gerada uma economia mensal de R$ 550 mil aos cofres públicos, o que representa uma redução de cerca de 55%.
“Tudo está em fase de teste. Instalou a unidade e deu defeito, a empresa vai lá e troca de novo. Nós só vamos receber todo esse projeto quando estiver com 100% de qualidade”.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED podem produzir até 425% mais luminosidade que os demais tipos de lâmpadas, e a vida útil é de até 100 mil horas, enquanto as lâmpadas tradicionais alcançam no máximo 10 mil horas.