As visitas íntimas e familiares nas unidades prisionais do estado foram suspensas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC). A medida foi anunciada pelo órgão nesta sexta-feira, 29.
Conforme o Iapen, a suspensão começa nesta sexta e vai ocorrer pelos próximos seis dias. No período, vão ser realizadas ações a fim de parar com qualquer tipo de enfrentamento entre grupos criminosos rivais.
“A suspensão tem caráter preventivo, em decorrência da instabilidade ocasionada pelos conflitos de organizações criminosas, visando salvaguardar a disciplina e a ordem nos estabelecimentos prisionais e garantir a segurança dos servidores, dos apenados e de seus familiares”, disse em nota.
Preso achado morto
O preso Ernesto Souza, que cumpria pena do presídio Moacir Prado em Tarauacá, foi morto estrangulado pelos próprios companheiros de cela, segundo informou o Iapen.
O crime ocorreu na quarta-feira, 27, e teria sido motivado porque o preso teria mudado de facção criminosa.
Os presos que estavam na cela foram isolados e ouvidos pela polícia. Eles alegaram que Ernesto os ameaçava para conseguir levá-los para a outra facção.