O deputado estadual Jenilson Leite (PSB), vice-presidente da Aleac e membro titular da Comissão de Saúde, está mediando o encontro da Comissão com os vereadores de Tarauacá, Jordão e Feijó, que formaram uma comissão intermunicipal para discutir os problemas de saúde que assolam os moradores destes municípios na regional Tarauacá/ Envira.
Além de Jenilson, que será o intermediário do encontro, os demais membros da Comissão na Aleac devem participar do debate com os legisladores das câmaras locais.
Leite destaca que essa comissão formada pelos vereadores é de fundamental importância na luta pela saúde, haja vista que os problemas que afligem os moradores dessa região são enormes, principalmente com a saída de profissionais que realizam cirurgias e amenizavam a situação.
“Os problemas assistenciais são enormes e o governo do Estado precisa apresentar medidas que solucione a demanda. Por exemplo, as cirurgias, que antes eram realizadas com a presença de uma anestesista, que ia uma vez por mês naqueles municípios, de certa maneira minimizava a demanda que tinha lá”.
Agora, segundo o deputado, “com a retirada do anestesista, os pacientes entraram na fila de espera da rede estadual e não sabem quando serão chamados para fazer o procedimento, podendo complicar o quadro clínico e morrer”.
Além da crise que paira nas unidades de saúde sob a responsabilidade do Estado, em Tarauacá, os munícipes estão sofrendo com a epidemia de dengue.
O encontro com a Comissão de Saúde será de 27 de novembro.