O Instituto de Administração penitenciária do Acre (Iapen) fez uma operação dentro de uma cela, no pavilhão P, do presídio Francisco d’Oliveira Conde (FOC), na noite desta quinta-feira, 21, após um grupo de seis presos tirar uma foto dentro da cela e postar no status de um aplicativo de mensagem.
Após constatar a postagem, o Iapen iniciou uma operação, que encontrou oito aparelhos celulares e ainda uma quantia de aproximadamente 200 gramas de maconha e cocaína.
Após a postagem, o grupo foi encaminhado para o isolamento cautelar do FOC. Em nota, o presidente do Iapen, Lucas Gomes, disse que os aparelhos estavam no pavilhão que passou por obra neste ano e não está dentro da cobertura contratual de bloqueio de celulares, já que a instalação dos bloqueadores foi feita em 2017, época em que o local já passava por reforma.
“Sem cobertura de bloqueador de celular, a alternativa foi entregar o pavilhão sem tomadas. Contudo, a decisão da Vara de Execuções Penais, obrigou a permissão do uso de ventiladores nas celas do pavilhão, o que obrigou, por consequência, o uso de tomadas no pavilhão”, informa a nota.
Sobre o posicionamento do Iapen de que uma decisão judicial teria permitido o uso de ventiladores e, o uso de tomadas, a juíza da Vara de Execuções Penais do Acre, Luana Campos, disse à equipe da Rede Amazônica Acre, por meio da assessoria, que não ia se posicionar. “Não irei responder a respeito de uma nota tão absurda”.
Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar a entrada dos aparelhos e da droga dentro do presídio.