Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Programa vai oferecer treinamentos gratuitos em checagem de fatos e viagens de intercâmbio aos EUA para jornalistas e estudantes

*Inscrições prorrogadas até a próxima quinta, 28/11.

Você tem alguma proposta de produção jornalística com uso de técnicas de checagem de fatos que pode transformar o dia a dia da sua comunidade? Caso não, ainda dá tempo de pensar! FactCheckLab – programa de treinamento em produção de conteúdo e técnicas de fact-checking, voltado para jornalistas e estudantes de Jornalismo de todo o Brasil, está com inscrições prorrogadas até a próxima quinta, 28 de novembro, às 23h59 (horário de Brasília).

Além da capacitação, a iniciativa vai premiar os vencedores dos cinco projetos destaque, um de cada região do país, com uma viagem de intercâmbio profissional aos Estados Unidos com todas as despesas pagas — uma parceria entre a Agência Lupa, por meio do programa LupaEducação, e a Embaixada e os Consulados Americanos no Brasil.

Os treinamentos serão online, em grupos fechados no Facebook, e também presenciais, nas seguintes capitais: Rio de Janeiro-RJ (região sudeste), Porto Alegre-RS (região sul), Salvador-BA (região nordeste), Brasília-DF (região centro-oeste) e Manaus-AM (região norte). O programa disponibilizará uma ajuda de custo de deslocamento e hospedagem aos aprovados para a etapa presencial. Por conta da viagem de intercâmbio, é recomendável falar inglês, mas não é necessário o domínio da língua para participar do programa.

Os interessados deverão preencher um formulário (Sympla) com dados gerais. Será necessário também escrever uma proposta de conteúdo jornalístico com uso da modalidade fact-checking, como forma de resolver algum problema da comunidade ou região em que residem. No decorrer do programa, que terá duração de nove meses, os participantes serão orientados a transformarem as suas propostas iniciais em projetos mais elaborados e financeiramente sustentáveis.

Nessa primeira fase, trinta propostas de cada região serão selecionadas. Em janeiro de 2020, esses candidatos passarão pela primeira etapa de capacitação. A partir daí, terão um prazo estipulado pela Agência Lupa para escreverem um pré-projeto com base na proposta inicial. Os vencedores dos vinte melhores pré-projetos de cada região seguirão de fato no programa. Os outros dez jornalistas e estudantes de cada região não contemplados vão compor uma lista de espera, caso algum participante desista do programa ou venha a ser desclassificado. Ao longo de nove meses, 100 profissionais e estudantes de todo Brasil terão a oportunidade de aprender gratuitamente sobre técnicas de checagem e produção de conteúdo jornalístico, para se capacitarem como agentes transformadores na comunidade em que vivem.

É indispensável o envio por e-mail até a data limite – 28 de novembro, até as 23h59 – dos documentos solicitados no regulamento, assim como as respostas para as questões contidas no formulário. Aqueles que não enviarem a proposta e os arquivos solicitados estarão automaticamente desclassificados, mesmo que tenham preenchido o formulário online dentro do prazo.

O e-mail para envio dos documentos é: lupaeducacao@gmail.com

Sair da versão mobile