A forte chuva que caiu no Acre nesta segunda-feira (2) causou diversos estragos tanto em Rio Branco como no interior.
Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 60 casas foram atingidas pela enxurrada na Baixada da Sobral, em Rio Branco, e os moradores chegaram a ficar com cerca de 50 centímetros de água dentro dos imóveis.
Conforme os dados, somente nos dois primeiros dias de dezembro, já choveu 109 milímetros, que é quase a metade do esperado para todo o mês – 239 milímetros.
De acordo com o major Cláudio Falcão, dos bombeiros, somente em cerca de cinco horas, nesta segunda, choveu o acumulado de 83 milímetros.
“Tivemos inúmeros pontos de alagamento, mas o Corpo de Bombeiros concentrou sua ação mais diretamente na Baixada da Sobral, onde tivemos mais de 60 residências atingidas pela enxurrada. Um morador foi tentar desobstruir um bueiro e quase foi puxado pela água e, por conta disso, aproveitamos para alertar sobre os cuidados que as pessoas devem ter nesses momentos de fortes chuvas”, disse o major.
Além das residências atingidas, os bombeiros atenderam ocorrências de capturas de animais tanto no Bairro 15, como na Seis de Agosto e também na região da Sobral. A cidade de Porto Acre chegou a ficar sem energia elétrica após uma árvore cair na fiação.
“Atendemos em Porto Acre, onde duas árvores caíram e isolaram o munício, que também ficou sem energia elétrica. Ficamos lá até 22h30 para remoção das árvores. A previsão é de mais chuva tanto para Rio Branco como para o interior do estado. O Rio Acre também teve aumento substancial, estamos com 10,12 metros. Então, estamos em atenção máxima para os atendimentos emergenciais e assim vamos permanecer. A Defesa Civil também vai atuar nesses locais de alagamento”, afirmou Falcão.