Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Friale prevê muitas chuvas para os próximos dias e risco de transbordamento do Rio Acre

O nível do Rio Acre passou dos 13 metros na Capital, no fim da noite da última sexta-feira, 20. O nível já é preocupante, especialmente pelas previsões para os próximos dias. A previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale é de que no começo desta semana o rio deverá ultrapassar a cota de transbordamento, que é de 14 metros para Rio Branco.

Friale, em seu site O Tempo Aqui, explicou que desde as últimas horas de ontem, sábado, 21, o sol alcançou a sua posição vertical mais ao sul da Terra. Isso significa o início do verão para a região. A noite de ontem foi considerada a mais curta do ano, e o dia deste domingo será um dos mais longos. Esse verão terá mais chuvas do que o normal.

O pesquisador aponta que, na Capital, já choveu, nos 19 primeiros dias deste mês de dezembro, 305,3mm, ou seja, 15% acima da média do mês que é de 264,7mm. Mas isso não quer dizer que as chuvas devem cessar. Pelo contrário, os mapas do tempo indicam mais precipitações de alto volume nos próximos dias. Inclusive, o Natal e Ano Novo possui alta probabilidade de chuvas fortes em vários pontos do Acre.

“Alertamos para a enorme quantidade de troncos e galhos de árvores que passará por Rio Branco, sendo que, muitos deles ficarão retidos nas colunas de sustentação das pontes, se não houver o devido cuidado para que não se acumulem”, frisou Friale.

 

Sair da versão mobile