Os consumidores acreanos pagarão em média 4,24% a menos na tarifa de energia a partir desta sexta-feira, 13. A redução média para consumidores residenciais é de 4,62% e para consumidores industriais é de 4,44%. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira, 10.
Segundo a Agência, a redução é fruto do pagamento antecipado de um empréstimo feito em 2014 para ajudar as distribuidoras a pagar o custo extra gerado pelo uso mais intenso de termelétricas.
Porém, vale lembrar que em março deste ano após meses de briga judicial entre Energisa e Defensoria Pública, a Aneel aprovou um aumento de 18,13% na tarifa de energia, sendo que o valor inicial proposto pela agência reguladora foi de 21,29%.
Também vale destacar que, somado a isso, os consumidores já estão pagando uma bandeira tarifária amarela, ou seja, com custo extra de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em novembro, o custo foi ainda maior, com a bandeira tarifária vermelha no patamar 1, o que cobra R$ 4,169 para cada 100 quilowatts-hora.
Apesar do alto valor cobrado na tarifa, a maioria dos consumidores se animaram com a possibilidade de pagar um pouco menos na conta de luz.
“Não é grande a diferença, mas já é alguma coisa. Na realidade, vamos ter noção do quanto será reduzida na conta do próximo mês”, disse a aposentada Rosália Lopes.
Para quem utiliza muita energia com trabalho em casa, por exemplo, poderá sentir um maior efeito do reajuste. É o caso da cabeleireira Claudia Silva, que trabalha por conta própria em casa.
“Eu uso muito secador, chapinha, e geralmente a conta de luz vem alta. Em dezembro, o número de clientes é ainda maior, então espero que essa redução faça realmente alguma diferença”.