Pais, professores efetivos, servidores de carreira e estudantes escolhem, nesta terça-feira, 10, os novos diretores de 259 escolas públicas estaduais do Acre. A votação começa às 8h e deve ir até as 20h, em escolas que possuem turno à noite.
Segundo o coordenador de gestão da Secretaria Estadual de Educação (SEE), professor José Rêgo, a apuração começa logo após o término da votação. Apenas escolas com mais de 100 alunos participam deste processo eleitoral.
“Geralmente sai no mesmo dia, mas pode ser divulgado no dia seguinte. Cada escola tem a sua comissão eleitoral individual e eles mesmo fazem a atuação”.
As novas direções escolhidas ficarão à frente das instituições no período de 2020 a 2023. Os diretores eleitos têm direito a indicar os cargos de confiança, são eles: coordenador de ensino, coordenador pedagógico, coordenador administrativo e secretário.
“Dependendo da escola podemos ter até quadro coordenadores pedagógicos”, acrescenta.
Todo o processo eleitoral é acompanhado pela comissão eleitoral de cada escola e por uma comissão composta por representantes da SEE, Sinteac, Sinproacre, Sintae e da comunidade escolar.