Circula nas redes sociais um vídeo gravado por membros do Comando Vermelho ameaçando as facções rivais Bonde dos 13 e PCC. Nas imagens, os criminosos mostram um grande número de armas e munições.
Armados, os criminosos aparecem no vídeo completamente cobertos e com cartaz escrito “CV Acre”. Não há informações sobre onde o vídeo foi gravado, mas o local é fechado.
Um dos integrantes lê um comunicado e avisa em tom de ameaça: “O convite já foi feito, quem não quiser o lado certo, vamos chegar até vocês”.
Ainda segundo o faccionado, outros integrantes de facções rivais dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó e Guajará (AM) teriam “mudado de lado”.
“Quem quiser vir para o nosso lado, a hora é essa. Porque aqui na nossa capital estamos nesse modelo, pesadão. Com total disposição vão honrar cada um que fechou com nós”, completa o criminoso.
O vídeo surgiu após ameaça de guerra entre facções nos presídios do Acre. Inclusive, por esse motivo, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) suspendeu as visitas familiar e íntima em todas as unidades desde a última sexta-feira, 29.
Durante seis dias haverá varredura e revistas nos presídios. “A suspensão tem caráter preventivo, em decorrência da instabilidade ocasionada pelos conflitos de organizações criminosas, visando salvaguardar a disciplina e a ordem nos estabelecimentos prisionais e garantir a segurança dos servidores, dos apenados e de seus familiares”, informou o Iapen.
Na última quarta-feira, 27, o preso Ernesto Souza foi encontrado morto dentro de uma cela do presídio Moacir Prado, em Tarauacá. Ele teria sido estrangulado pelos próprios companheiros de cela após mudar de facção criminosa, segundo o Iapen.