Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nova Iluminação Pública: Rio Branco ganha suas noites de volta

A Iluminação Pública é essencial para a qualidade de vida na cidade. Locais escuros, à noite, são um atrativo para a criminalidade e podem, inclusive, causar acidentes de trânsito.

Diante deste perigo, a Prefeitura de Rio Branco fechou parceria com o Grupo Energisa para modernizar e tornar mais eficiente a iluminação pública da capital acreana.

Aos poucos, as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio estão sendo substituídas pelas lâmpadas de LED, que são mais econômicas e possuem maior luminosidade.

Um dos primeiros lugares a receber a nova iluminação foi o estacionamento da Arena Acreana, no Segundo Distrito. O autônomo Janes Carlos Cruz vende água de coco há dois anos no local e acompanhou de perto a transformação.

“Mudou. Até o fluxo de pessoas aumentou. Agora está bem claro. Está tão dia aqui que já teve vezes que eu saí daqui à noite com os faróis do meu carro apagados que eu fui perceber lá na frente. Seria bom que as autoridades vissem o que tá acontecendo aqui na pista de caminhada da Arena da Floresta e levassem essa inovação para outros lugares”, sugere.

O vendedor autônomo Antônio Santiago conta que antes da chegada das lâmpadas de LED, o local era perigoso. Triste, ele lembra que já foi vítima de criminosos duas vezes no local. “Antigamente era escuro, escuro. Duas vezes assaltado aqui. Levaram três telefones e o dinheiro de um dia todinho”.

Agora, após as mudanças, ele não tem mais medo de ficar até escurecer e revela que as vendas apresentam bons resultados. “Melhorou mais, porque a gente fica agora até seis horas”.

Antônio José Lima trabalha como vigilante em uma drogaria 24  horas, na cabeceira da Ponte Metálica, um dos lugares beneficiados com a modernização da iluminação pública. Para evitar assaltos, ele afirma que é essencial que as ruas estejam bem claras.

“Às vezes, um suspeito vem, passa aqui olhando e tudo, vai para aquela área ali que é escuro, aí fica ruim de a gente identificar o que estão bolando, o que estão fazendo. Essa parte da Gameleira que está iluminada está ótimo”, afirma.

Ciclistas também sentiram a mudança significativa na iluminação pública. A Avenida Antônio da Rocha Viana possui ciclofaixas que, aliadas à claridade das lâmpadas de LED, se tornaram mais atrativas para quem pedala. É o caso da profissional de Educação Física Karol Sanches. “O meu meio de transporte no momento é a bicicleta. Eu gosto porque me mantém saudável e já é uma forma de aquecimento, porque eu trabalho com atividade física. Esse percurso iluminado é muito importante pra gente para a questão de desviar dos obstáculos e também para a gente poder avistar os outros veículos de grande porte, porque eles não respeitam ciclistas. E essa iluminação, a questão da criminalidade em Rio Branco é muito grande, e faz com que a gente fique mais vistos para, por acaso, alguma viatura passar pela avenida possa avistar a gente e nenhuma pessoa possa fazer mal pra gente no escuro”.

O Programa de Eficiência Energética posto em execução pela Prefeitura de Rio Branco em Parceria com a Energisa já é uma realidade na vida de muitas pessoas.

O projeto iniciado em 2019 ainda deve atingir diversos bairros, com sua expansão. A finalização deve ocorrer em 2020, conforme explicou o secretário Municipal da Zeladoria da Cidade, Kellyton Silva Carvalho, em reportagem veiculada na Rádio Gazeta 93,3 FM.

“Nós vamos trazer um benefício para toda a população de forma imediata, com um projeto e um cronograma que a gente estabeleceu a partir de 2020, previsto para seis a sete meses de aplicação direta dessas luminárias e a gente já concretizar possivelmente já em junho, julho ou agosto toda Rio Branco de forma sustentável, de forma econômica, com tecnologia de ponta na parte de iluminação pública do nosso município”, apontou o secretário.

A meta é chegar a mais de 2.700 pontos com instalações de luminárias de LED em Rio Branco. Um serviço grandioso e ousado que já está em execução. “Esse projeto especificamente vai tratar as vias estruturantes do nosso município. São vias como a Rio de Janeiro, a Estrada da Sobral, a Estrada da Floresta, que já foi implantada, a Nações Unidas, a Avenida Ceará, e também tem projetos muito importantes para o município que nós elencamos como prioritários nesse momento. Um deles foi a entrega que nós fizemos da estrada do aeroporto. Hoje nós temos ali mais de R$ 500 mil investidos”.

Conquista essa muito comemorada pelos moradores da Vila Custódio Freire, que fica no caminho para o Aeroporto de Rio Branco. O local sofria com constantes acidentes e assaltos devido à escuridão.

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Custódio Freire, José Eliziário Dantas, relata as dificuldades enfrentadas antes da modernização da iluminação pública. “Tivemos vários assaltos aqui. Algumas pessoas tinham medo de vir no aeroporto. Não estavam querendo vir no aeroporto, porque tinham medo de vir deixar um parente e buscar porque estava acontecendo esse tipo de problema. Mas hoje todo mundo está feliz. Graças a Deus nós tivemos esse conforto de ter chegado aqui na nossa comunidade. Está de parabéns a prefeita, a Energisa, a equipe que construiu, que fez esse serviço acontecer em nossa comunidade”.

O secretário Kellyton Carvalho afirmou que cada luminária de LED pode atingir economia de 50% sobre as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio. Diante da aceitação do programa, a prefeita Socorro Neri assinou no dia 31 de outubro, junto à superintendência da Caixa Econômica Federal no Acre, a contratação da operação de crédito no valor de R$ 48 milhões para expandir a modernização da iluminação pública.

Kellyton Carvalho explicou que mais de 38 mil pontos serão beneficiados na capital. “Aí nós vamos entrar nos bairros, fazer rua a rua, ponto a ponto, trocar todas essas luminárias que nós temos hoje de vapor de sódio por luminárias de LED trazendo assim um benefício, uma economia para o município que vai trazer essa possibilidade de a gente pagar a operação de crédito somente com a economia que vai ser gerada no município de Rio Branco”.

Para o diretor Técnico e Comercial da Energisa Acre, Ricardo Xavier, a parceria teve como foco principal o bem-estar da população. “Com essa redução, a Prefeitura pode usar esse recurso para fazer a ampliação do sistema, para colocar iluminação em outros pontos. Com essa economia, ela reinveste e traz benefícios para a população também”.

Com aprovação popular, a expectativa é de que as luminárias de LED cheguem a mais bairros e garantam ao cidadão melhor qualidade de vida. Afinal, investir na iluminação pública é devolver as noites para o povo de Rio Branco.

FOTOS/ FAGNER DELGADO
Sair da versão mobile