Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Paciente dos TFD denunciam que não há passagens de retorno para casa

Diversos pacientes que estão fora do Acre por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) já receberam alta médica, mas não têm como voltar para casa por falta de passagens aéreas.

Segundo noticiado pelo ac24horas, alguns pacientes receberam alta na última segunda-feira, 16, mas o setor de TFD da Secretaria de Estado de Saúde não libera as passagens por falta de recursos.

A três dias do Natal, pacientes e acompanhantes estão com medo de passar a data comemorativa longe de casa e sem dinheiro.

O gerente do setor, Júlio Cesar Paiva, confirmou a situação e informou que o governo do Estado tem uma dívida de mais de R$ 100 mil com o fornecedor de passagens aéreas. Assim como em outros setores da Saúde e de outras secretarias, o governo alega que a dívida foi deixada pela gestão passada.

“A gente vinha pagando o que gastamos este ano, mas não foi possível ainda quitar o débito da gestão passada. O fornecedor achou por bem não entrar no próximo ano com dívida ainda de 2018 e por isso suspendeu o fornecimento de passagens aéreas”, explicou.

O gerente não deu nenhuma previsão para a liberação das passagens, mas afirmou que estão elaborando um calendário de pagamento da dívida para que o fornecedor retorne com o atendimento.

Ao Jornal A GAZETA, a porta-voz do governo, Mirla Miranda, disse que “a situação está resolvida”. Segundo ela, na sexta-feira, 20, foram emitidos 71 bilhetes para os pacientes e acompanhantes retornarem para casa.

Assim como o gerente do TFD, a porta-voz justificou o atraso na emissão das passagens por conta da dívida deixada pelo governo anterior.

 

Sair da versão mobile