X

Serviços de castração e resgate de animais serão aperfeiçoados após pedido de comissão da OAB/AC

Após o pedido da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) por melhorias nos serviços executados, o Departamento de Controle de Zoonoses de Rio Branco anunciou nesta quinta-feira, 5, que os trabalhos de resgate e castração de animais serão aperfeiçoados. A solicitação foi feita em reunião no final de outubro.

Em ofício encaminhado ao grupo da Ordem, o órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se comprometeu a disponibilizar “um dia na semana para a esterilização cirúrgica de duas fêmeas ou quatro machos, independentemente da espécie – canina ou felina -, ficando a critério da comissão o agendamento dos animais” para a realização dos procedimentos conforme a demanda.

Outra solicitação foi a remoção de animais das ruas da capital acreana. No documento enviado, a instituição afirma que se disponibiliza a “realizar a remoção de animais atropelados e receber as solicitações de animais errantes” dentro dos padrões estabelecidos: animais sugestivos de zoonoses, mordedores compulsivos, atropelados, com doenças crônicas progressivas e terminais.

Presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais, Vanessa Facundes destaca que esse é um passo importante para fortalecer a atuação da Seccional Acre nesta área. Ela afirma que as solicitações feitas na reunião com os dirigentes do Departamento de Controle de Zoonoses partiram da constatação de algumas deficiências relacionadas ao trabalho desenvolvido.

“Durante a reunião realizada com os responsáveis pelo órgão, explanamos os nossos anseios e colocamos na mesa todos os problemas existentes. Falamos sobre a realidade que vivemos. Além disso, fizemos alguns apontamentos para otimizar esse serviço e garantir a continuidade dele com qualidade e eficiência. Como ativista, fiquei aliviada e esperançosa com isso”, ressalta Vanessa.

Já para a vice-presidente da comissão, Estela Maciel, esta é uma conquista que precisa ser celebrada, porque concretiza o cumprimento da função social da Ordem. “Isso representa algo muito importante para a nossa cidade e também para a OAB, que pode contribuir de algum modo com a sociedade. Por isso, temos que celebrar cada conquista, por mínima que pareça ser”.

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: