X

Número de homicídios cresce e Operação Fecha Fronteiras será ampliada no Acre

Nos primeiros 15 dias de janeiro foram registrados 19 homicídios no Acre, sendo que 80% ocorreram em Rio Branco. Os números revelam um aumento de 20%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Segundo o secretário adjunto de Segurança, coronel Ricardo Brandão, os números refletem a necessidade de retomar as ações realizadas ano passado. Em 2019, houve uma redução nos homicídios de 27,9%, com relação ao ano de 2018.

“Precisamos reavaliar as ações e nos reprogramar, e é isso que estamos montando nesse momento”.

Assim como as demais autoridades de Segurança, o coronel afirma que as mortes estão associadas à guerra entre facções criminosas.

“Preocupado com isso, o Sistema Público de Segurança está atuando em parceria com o Judiciário e com o Ministério Público para que consigamos realizar ações além do meio policial. Percebemos que é preciso atuar na essência e origem do crime”.

E acrescenta: “E isso só é possível fechando a fronteira, criando dificuldades para o crime, mas principalmente, criando um ambiente positivo para que as famílias tenham de volta a paz social”.

 Operação Fecha Fronteiras – Já com relação a Operação Fecha Fronteiras, deflagrada no dia 3 de janeiro, o secretário adjunto destaca que as ações serão ampliadas e contarão com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Vamos acrescentar equipamentos eletrônicos que possibilitem a extensão dessa operação em todo o território acreano”.

 

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: