Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre pode atingir cota de transbordamento em Rio Branco esta semana

Só nos cinco primeiros dias do ano, a capital acreana registrou um acumulado de 164 milímetros de chuva. Nesta segunda-feira, 6, o Rio Acre marcou 13,34 metros, de acordo com a medição feita às 12h, em Rio Branco. À noite, pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que monitoram o rio, apontavam um volume estimado em mais de 13,75m, ultrapassando a cota de alerta. Faltariam apenas 25 centímetros para atingir a cota de transbordamento na cidade.

Segundo o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros do Estado, o manancial está quase seis metros acima do que foi registrado na mesma data, no ano passado.

“Tivemos elevação de nível em todos os municípios que são banhados pela bacia do Rio Acre. E uma elevação muito significativa de cinco metros em Assis Brasil, em apenas 24 horas. Nas últimas três horas [de segunda-feira, 6], o rio apresentou uma pequena vazante em Assis Brasil e Brasileia, porém, não é uma boa notícia para Rio Branco porque essas águas chegam aqui”.

As águas subiram nos municípios de Xapuri, Assis Brasil, Capixaba e Brasileia, onde o manancial já atingiu a cota de alerta. Em Rio Branco, o Rio Acre está a menos de 20 centímetros de atingir a cota de alerta, que é de 13,50 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros.

“Com todas as águas que podem chegar e também com as chuvas previstas, nós podemos atingir a cota de alerta durante a semana, chegando até mesmo a cota de transbordamento. A previsão é de muita chuva”, disse o major.

Apesar de janeiro e fevereiro serem os meses mais críticos do inverno amazônico, ou seja, período caracterizado por muita chuva, o acumulado já ultrapassou o esperado para o período.

“É uma cota muito elevada para o período e também uma grande quantidade de chuvas para um período tão curto”.

Conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), nos próximos 3 dias, a capital acreana deve ser banhada com muita chuva. A previsão é de tempo nublado e pancadas de chuvas e trovoadas para esta terça, quarta e quinta-feira.

Em Xapuri, o nível do rio provavelmente atingiu a cota de alerta ontem à noite, passando dos 11m80cm na régua do município. Em Brasileia, o rio marcou mais de 10m50cm no fim da tarde de ontem, e também estava acima da cota de alerta.

 

Sair da versão mobile