O Coronavírus surgiu na China e já matou 81 pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus tem a capacidade de atingir mais de 130 mil pessoas em apenas dez dias. Mais de 2,7 mil pacientes foram infectados no mundo. No Brasil, já existe um caso suspeito sendo investigado em Belo Horizonte-MG.
O que parecia distante da realidade dos acreanos passou a ser uma preocupação. No final da tarde desta segunda-feira, 27, o Ministério da Saúde do Peru informou que existem 4 casos suspeitos de Coronavírus, sendo três pessoas estrangeiras e uma moradora do país vizinho.
Conforme informado pelas autoridades do Peru, as pessoas possivelmente infectadas estão internadas no hospital Casimiro Ulloa, em Miraflores, na Província de Lima. O resultado dos exames deve ser divulgado nos próximos dias, porém, as autoridades peruanas já alertaram a população acreana.
Nesse sentido, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou já ter montado um protocolo de emergência e prevenção que deve ser seguido pelas unidades de Saúde locais.
“Nossa vigilância epidemiológica já está trabalhando com as unidades de Saúde para notificação mais rápida possível de qualquer caso com os sintomas da doença”, disse o secretário de Saúde, Alysson Bestene, ao afirmar que as unidades estaduais estão preparadas para isolar possíveis pacientes.
“Não combatem nem a dengue, imagina esse vírus”, diz internauta
Contudo, a maior parte da população não acreditou nos “ambientes adequados para receber esses pacientes”, como foi dito pelo secretário de Saúde, em entrevista ao site ac24horas.
Nas redes sociais, a notícia recebeu uma chuva de críticas e comentários irônicos. O internauta Gilson Souza disse estar preocupado com a possibilidade de o vírus chegar a terras acreanas.
“Isso é muito preocupante, pois sabemos que a Saúde Pública é de péssima qualidade”.
Vagner Souza foi além e reclamou do combate ao Aedes aegypti no Estado. “Se chegar aqui no Acre, vai dizimar a população geral. A Saúde está um caos, não combatem nem a dengue, imagina esse vírus”.