Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Turismo será afetado caso fronteira do Acre seja fechada por causa do coronavírus  

Quatro possíveis casos de coronavírus estão sendo investigados no Peru. Do total, três dos suspeitos de estarem com a doença vieram da cidade de Wuhan, na China, o epicentro da doença.

O Governo do Estado Acre, que faz fronteira com o país vizinho, já anunciou que montou um protocolo de emergência e prevenção que deve ser seguido pelas unidades de saúde.

O resultado dos exames deve ser divulgado pelas autoridades peruanas nos próximos dias. Caso se confirme algum dos casos, a fronteira do Acre com o Peru pode ser fechada. A decisão é do Governo Federal.

Segundo a secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve realizar ações no aeroporto para fiscalizar passageiros que entram e saem do Estado.

 Turismo e comércio podem ser afetados

Apesar de ainda ser apenas uma possibilidade, o fechamento da fronteira causaria grandes prejuízos para o turismo e comércio dos dois países. É o que avalia a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

“Estamos muito preocupados com essa situação porque o coronavírus é uma família de vírus, e a vacina ainda está sendo fabricada pela China. Isso pode afetar o turismo tanto de brasileiros que querem ir para o Peru, quanto de peruanos e estrangeiros que querem vir para o Brasil pelo Acre. Sinceramente, ainda não sabemos se as fronteiras vão fechar. Precisamos de mais dados que possam comprovar o perigo para a nossa população”.

E destaca: “Causa prejuízo não só para o turismo, mas para o comércio de forma geral. E os brasileiros que estão por lá [Peru] precisam redobrar a atenção e tomar as medidas preventivas”.

 Coronavírus pelo mundo – Mais de 100 pessoas já morreram e 2 mil foram infectadas pelo vírus na China. Outros 47 casos foram confirmados em doze países. O Brasil descartou seis possíveis casos e investiga outros.

 

Sair da versão mobile