O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que se envolveu em um acidente com um caminhão baú, no dia 18, foi retirado do local da batida nesta sexta-feira, 24, quase uma semana após o acidente.
A aeronave foi retirada da rodovia em cima de um reboque.
O Governo do Acre informou que a aeronave passou pela última inspeção do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) pelo período da manhã. Os trabalhos foram feitos por um perito da aeronáutica, que também autorizou a remoção do helicóptero.
“O pagamento da remoção está incluso nos valores do seguro. A aeronave permanecerá na sede do Ciopaer aguardando manifestação do relatório sobre a recuperação ou compra de outra aeronave, caso seja comprovada a perda total”, explicou o secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo César.
Acidente
O helicóptero estava em uma rotatória da BR-364, região do Segundo Distrito, e, quando se preparava para decolar, um caminhão acabou colidindo contra a hélice da aeronave.
Na aeronave haviam cinco pessoas, dois comandantes e três tripulantes. Dois dos tripulantes tiveram ferimentos leves, assim como o motorista do caminhão, e foram encaminhados para o pronto-socorro da capital acreana.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disse, no domingo, 19, que tinha iniciado as investigações sobre o acidente.
Os trabalhos são feitos por equipes do 7º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).
Em nota, o Grupo Amazon Fort, responsável pelo caminhão baú, disse que está colaborando com as autoridades e aguarda os resultados das perícias das polícias Rodoviária Federal e Civil e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Confira a nota na íntegra.
“A empresa trabalha sob responsabilidade, cumpre as normas de segurança e sempre se porta a favor da preservação do meio ambiente. Dito isto, informamos à população que foi feita a coleta e remoção do resíduo hospitalar que caiu no acidente e o transbordo de toda carga do caminhão envolvido no acidente para outro caminhão e destinado à nossa unidade localizada em Rio Branco”, destacou.
O coordenador do Ciopaer, Nayk Souza, disse em entrevista no sábado que toda documentação do helicóptero está em dia e que a seguradora foi acionada.
“Todo contrato de manutenção e seguros da aeronave estão em dia. Todos eles foram acionados e estão tudo ok e somente esperando o procedimento das duas seguradoras,no caso do Seripa que é prevenção de acidentes e seguradora da aeronave pra cobrir o prejuízo”, disse.
Investigação
Em nota, o Cenipa informou que os investigadores iniciaram o processo que levanta todos os dados do acidente como: fotos, partes da aeronave, documentos e depoimentos dos envolvidos.
“A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente”, destaca a nota.