X

Gazetinhas – 17/02/2020

 INTERINA BRUNA MELLO

* É, o Acre mudou mesmo.

* As políticas públicas de preservação ambiental, que sempre foram uma bandeira do Estado, foram esquecidas. O negócio agora é a soja de Gladson Cameli.

*risos…

* Segundo dados do governo, a meta é de produzir 15 mil toneladas de soja em todo o estado este ano. Só no município de Capixaba foram plantados 2,1 mil hectares do grão.

* No Brasil, espera-se um aumento de 5,9% da produção de soja.

* Enquanto isso, o desmatamento continua crescendo…

*O Acre é o sexto estado que mais desmatou em janeiro, conforme dados do Imazon. O percentual 4% pode parecer pouco para quem não tem noção do tamanho da devastação, mas eu posso garantir: é muito.

 

*Em um ano, entre julho de 2018 e julho de 2019, o desmatamento no Acre aumentou 400%.

 

*Mas é como o “gov” disse: o agronegócio “tá ok”. A soja “tá ok”. E se ele disse, ‘tá’ dito.

 

*É como o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior disse: “quem manda no Governo é o governador”. E tá errado?

 

*O parlamentou se irritou com os secretários de Estado e cargos comissionados do governo que nem respondem as solicitações da Casa.

 

*O exemplo mais recente é do deputado estadual Edvaldo Magalhães. Ele solicitou explicações ao secretário de Saúde, Alysson Bestene, sobre a epidemia de dengue que toma conta dos Vales do Juruá e Envira. Mas até agora nada de resposta.

 

*A soberba dos comissionados é outra coisa que tem irritado a base do governo. Nicolau disse que o  “ego” desse povo está inflamado demais.

 

*E deve estar mesmo…

 

*O Dim ligou aqui na redação e disse que as secretarias estão tomadas de comissionados “mais perdidos que cegos em tiroteio”. Ninguém sabe nem a qual setor pertence. Bom, eu não sei, né? Nem em secretaria eu ando.

 

*Só sei que a coisa não tá legal. Quem é do quadro efetivo do Estado tem passado por poucas e boas. Aliás, muitas e péssimas. A maioria está sobrecarregada fazendo serviços de dois ou três.

 

*Queria ser uma mosquinha para fazer um tour nessas secretarias… Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Oca… mas nem asas eu tenho.

 

*Então, seguimos por aqui ouvindo esses boatos e pedindo a Deus que a soja de Gladson Cameli vingue e dê frutos. Por que olha… tá tenso.

 

INTERINA: BRUNA MELLO

A Gazeta do Acre: