Os quatro casos suspeitos de coronavírus no Peru foram descartados pelas autoridades peruanas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 3, pelo Instituto Nacional de Saúde do Peru.
Os três chineses e uma mulher peruana que haviam visitado a cidade de Wuhan, na China, foram observados por uma semana até descartar a possibilidade da doença. Os pacientes ficaram internados no hospital Casimiro Ulloa, em Miraflores.
Mesmo assim, segundo as autoridades, o país continua em alerta para lidar com qualquer caso de coronavírus.
Assim como o país vizinho, o Acre também está em alerta e realizando protocolos de prevenção e de enfrentamento de possíveis casos da doença.
Conforme divulgado pelo Governo do Estado, pelo menos duas enfermarias de isolamento estão prontas para receber eventuais pacientes no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
A direção do hospital afirma que os agentes de saúde estão sendo capacitados para lidar com possíveis casos do vírus. Inclusive, a unidade já adquiriu equipamentos específicos de segurança, como máscaras M-95 (que protegem a boca e o nariz).
Além disso, dois médicos infectologistas estão prontos para trabalhar no tratamento de possíveis casos de coronavírus.
“Nesta segunda, 3, o trabalho será também de orientação a todos os nossos profissionais, desde o Núcleo de Educação Permanente até as gerências e departamentos, para que todos os nossos profissionais sejam devidamente treinados para lidar com a situação”, acrescenta a gerente de Assistência e de Regulação de Leitos, Mônica Nascimento.
O Acre não tem nenhum caso suspeito da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 16 casos suspeitos, mas nenhum confirmado. Metade dos pacientes está em São Paulo. Também há suspeitas no Ceará, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O número de mortes confirmadas pelo vírus já ultrapassa 360 na China. No total, mais de 17.200 pessoas foram infectadas pelo coronavírus no país.