O destaque do dia na Assembleia Legislativa do Acre desta quarta-feira, 05, foi o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) que fez a leitura do ofício que solicita intervenção federal na segurança pública do Estado.
O deputado emedebista listou uma série de fatores que justificam tal solicitação. “É publico o domínio das facções advindas de São Paulo e do Rio de Janeiro; fuga dos presos do sistema prisional; mortes violentas; assaltos; furtos e um grande número de mortes oriundas da violência urbana”, disse.
Após a sessão, o deputado Roberto Duarte disponibilizou o documentos para os demais parlamentares do legislativo acreano assinarem e, posteriormente, será protocolado no Gabinete Civil do Governo do Estado do Acre.
Câmara Municipal
Unido com o Dep. Roberto Duarte, durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco desta quarta-feira, o vereador Emerson Jarude também se pronunciou a favor da intervenção federal na segurança pública do Acre, leu o teor do documento solicitando tal medida e colheu assinaturas dos parlamentares municipais.
Guerra contra o crime
“Estamos numa guerra contra o crime. Nossa arma é a constituição. Infelizmente, essa intervenção torna-se urgente e necessária”, afirmou Duarte. Apenas no primeiro mês deste ano, foram mortos 42 homens e 5 mulheres vítimas de violência. Este número é 47% maior se comparado com o mesmo período em 2019.
O cenário de grave comprometimento da ordem pública, decorrente de crise sem precedentes, derivada não apenas das falhas acumuladas ao longo dos anos da gestão pública estadual, mas da má gestão administrativa desses setores na atualidade.
“Esgotadas inúmeras medidas a recompor a ordem e restaurar a estabilidade da segurança pública do Estado não restam alternativas senão a intervenção da União na Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Acre com o intuito de assegurar a ordem pública”, finalizou Roberto Duarte.