Conhecido pelos projetos e oficinas de desenho e pintura, o artista plástico Natalino Santos começará, no próximo dia 8 de fevereiro, o projeto “Um olhar artístico sobre a cidade de Rio Branco”.
O objetivo é retratar alguns pontos da capital acreana com um olhar artístico e metafórico. Isso mesmo, metafórico. A linguagem utilizada pelo artista deve conversar com o presente e o passado, mostrando os efeitos da ação do homem no meio ambiente.
Ao todo, dez pontos vão virar obras de artes pelas mãos do acreano, são eles: Terminal Urbano, Novo Mercado Velho, Praça da Revolução, Caixa d’água da 6 de Agosto, Mercado dos Colonos, Camelôs, Centro Cultural Lydia Hammes, Parques São Francisco, Senadinho e o Horto Florestal.
“O diferencial desse ano é que vou fazer um trabalho de rua. Vou pintar ao vivo, em contato com o público. Teremos todo um suporte para que as pessoas entendam essa performance”, explica.
Segundo o artista, além de retratar Rio Branco com outro olhar, o projeto também é uma forma de incentivar a cultura de rua.
“A pintura não segue uma regra totalmente realista, faço uma metáfora relacionando o presente e o passado. O Terminal Urbano, por exemplo, vou interligar isso ao acontecimento a alagação de 2015, que atingiu o terminal. E isso chama atenção da população, sobretudo para a questão ambiental”.
O cronograma do projeto começa no dia 8 de fevereiro e encerra em abril, com uma exposição que será realizada no dia 30. As obras devem ficar disponíveis para a venda.