Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Violência zero: Socorro Neri agradece Segurança Pública pelo apoio na organização do carnaval  

Organização, muita alegria e segurança. O carnaval 2020, organizado pela Prefeitura de Rio Branco, foi sucesso de público, movimentou a economia local e não registrou nenhuma ocorrência policial grave nas cinco noites de folia. Nesta quinta-feira, 27, a prefeita Socorro Neri esteve na Secretaria Estadual de Segurança para agradecer pelo apoio e empenho das forças que fazem parte do Sistema Integrado de Segurança.

Acompanhada pelo chefe do Gabinete Militar do município, coronel Cleudo Maciel, a prefeita foi recepcionada pelo secretário de Segurança Pública, Paulo César, comandante da Polícia Militar, coronel Ulysses Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Batista, delegado-geral do Polícia Civil, Henrique Maciel, presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Lucas Gomes, e pelo presidente do Instituto Socioeducativo (ISE), Rogério Silva.

“O carnaval funcionou bem, e tão bem que as famílias de fato participaram. A gente percebia nos eventos, tanto na área central quanto nos bairros, a presença de famílias inteira aproveitando a festa. E isso aconteceu porque elas se sentiram seguras. O resultado foi esse: violência zero no carnaval em Rio Branco. Vocês da Segurança foram muito eficientes e por isso fiz questão de vir aqui pessoalmente para fazer esse agradecimento. Os presidentes e líderes da associações de moradores me relataram que estão muito satisfeitos, com o público presente, com as vendas dos comércios locais e da economia solidária e, claro, com a segurança que permitiu esses dias de tranquilidade”, agradeceu a prefeita Socorro Neri.

O secretário Paulo César ressaltou que o formato de carnaval descentralizado promovido pela Prefeitura tem sido muito eficiente e com números bem menores quando comparados com as edições em que era concentrado em um único lugar. “Quando o carnaval era realizado na praça em frente à Prefeitura, depois no Calçadão da Gameleira e por último no estacionamento do Estádio Arena da Floresta, nós chegávamos a ter 500 pessoas detidas por noite, era um verdadeiro pandemônio. A tranquilidade deste carnaval se reflete nos números das ocorrências, que foram pontuais, sem gravidade e bem menor do que nos fins de semana comuns”.

Ao final do encontro, o secretário convidou a Prefeitura de Rio Branco para participar, por meio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, de um plano de trabalho que já conta com a participação do Judiciário, Ministério Público Estadual e governo do Estado, para desenvolver ações voltadas para a Educação, Cultura, Esporte, e a geração de emprego e renda no combate à violência. (Assessoria PMRB)

 

Sair da versão mobile