X

Acreanos se despedem de Luiz Pereira, ex-prefeito de Plácido de Castro e ex-deputado estadual

Morreu na madrugada de segunda-feira, 17, vítima de um câncer, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, o ex-prefeito de Plácido de Castro e ex-deputado estadual Luiz Pereira, aos 70 anos. O enterro aconteceu no final da tarde de ontem no Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco.

Luiz Pereira lutava contra um câncer na região do pâncreas e o fígado há quase cinco anos. Ele chegou a ser submetido a uma cirurgia durante uma série de tratamentos contra a doença no Hospital A.C Camargo em São Paulo em 2015. Em 2019 sofreu um AVC. De lá para cá seu quadro clínico piorou bastante.

Economista formado pela Universidade Federal do Acre, Luiz Pereira era conhecido por sua capacidade de entender a política local como poucos. Não à toa recebeu o apelido de “Filósofo do Abunã.” Foi deputado estadual de 1983 a 1987 e prefeito de Plácido de Castro duas vezes entre 1989 e 1992 e 1997/2000. Também foi presidente da Colonacre (Companhia de colonização do Acre) e da Fades (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Econômico Social do Acre) durante o governo Orleir Cameli. Luiz Pereira também é fundador da Assermurb. Na Prefeitura de Rio Branco, exerceu os cargos de secretário de Administração e Finanças na gestão de Adauto Frota.

Luiz Pereira deixa a esposa Sirlei Paiva com quem foi casado por 50 anos. Ele deixa os filhos Ana Paula, Jorge Luiz, Luiz Pereira Júnior, Márcio Pereira e Golbery Paiva.

Márcio Pereira, filho de Luiz Pereira, assim descreveu o pai em uma última homenagem:

Luiz Pereira de Lima, um menino de família humilde, filho de José Joaquim, que fabricava lamparina, e dona Alzira Pereira, que vendia bolo de macaxeira para sustentar os filhos.

Aos 15 anos de idade mudou-se para Rio Branco para estudar. Iniciou no serviço público trabalhando como zelador. Em pouco tempo já assumia o posto fiscal do mercado da 6 de Agosto. Cursou Economia na UFAC e tem em seu currículo a passagem por várias pastas da gestão municipal e estadual. Foi candidato a prefeito da Capital, ficando em segundo lugar na corrida eleitoral. Eleito deputado estadual, prefeito por dois mandatos do município de Plácido de Castro. O orgulho que tenho da sua história, Luiz Pereira, é imensa. Não tem sido fácil esse momento, mas será apenas mais uma batalha que vencerá com a permissão do Deus Altíssimo.

Te amo, pai!

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: