O Brasil é cheio de histórias de jogadores que foram “gigantes” no futebol, verdadeiros ídolos com trajetórias impecáveis em seus clubes, mas que não conseguiram se dar bem depois que a idade pesou e tiveram que se aposentar. É comum ver reportagens de atletas que não souberam administrar suas carreiras e tiveram que se adequar ao estilo de vida mais humilde fora dos gramados. Há até os casos mais dramáticos, dos que perderam quase toda a fortuna.
Mas essa é uma matéria diferente, com uma história capaz de provar que já se foi o tempo em que atletas só podem ter estabilidade e sucesso profissional na vida dentro do campo.
Esse é o exemplo do lateral brasileiro Bernardo. Em entrevista recente concedida à Betway Esporte, casa de aposta online, ele conta como é possível agregar todo o esforço e disciplina tática do futebol e levar isso para a vida financeira.
Poucos boleiros conhecem Bernardo. Ele é um atleta promissor, de 24 anos, cujo valor de mercado já é avaliado em mais de 9 milhões de euros. Foi formado nas categorias de base e revelado nos chamados “clubes-empresa”, com passagens por Audax Osasco e Red Bull Brasil em solo nacional e pelo Red Bull Salzburg e Red Bull Leipzig na Europa.
Atualmente, Bernardo joga na lateral esquerda do Brighton, time britânico que é bem estruturado financeiramente e que, apesar de figurar entre os favoritos a brigar para não ser rebaixado na primeira divisão inglesa, sempre ocupa posição confortável no meio da tabela. E o brasileiro é versátil, pode atuar também de zagueiro, de volante e até ponta. O importante é ajudar o seu clube.
Em sua segunda temporada pelo Brighton, o jovem lateral brasileiro conta que sua adaptação ao ritmo do futebol inglês já está melhor. Ele já sente no mesmo nível de intensidade dos outros jogadores e confia no padrão de jogo do técnico Graham Potter, que acabou de chegar, já teve o contrato estendido por dois anos: “Essa é a diferença na Inglaterra. Os treinadores são reconhecidos. Clube e técnico querem implantar uma filosofia de jogo. Hoje, o mais importante aqui é jogar bem, ter um futebol ofensivo, e isso a gente vem fazendo, mesmo com um elenco sem estrelas”.
Bernardo é jovem e sabe bem que a maior fonte do seu êxito profissional é o futebol. Mas nem a juventude, nem o fato de já jogar em uma das maiores ligas do futebol mundial, a premier league, em um clube estabilizado, envaideceram a sua mente.
Pelo contrário, com os pés no chão, ele já enxerga que a carreira de um jogador é curta. Às vezes até uma lesão pode antecipar esse prazo de validade. Bernardo conhece bem as lesões. Elas, inclusive, são seus maiores obstáculos para se firmar como titular absoluto na lateral do Brighton. E serviram como uma revelação de que a aposentadoria das chuteiras chega rápido. É preciso olhar adiante. Saber que existe uma vida além dos gramados, e que é preciso se preparar para isso.
“Sei que dependo do meu corpo, e ele não vai aguentar para sempre. Eu me preocupo muito com o meu futuro, então quero aproveitar todas as chances que a vida me deu para garantir que nunca passarei aperto”, revela um resolutivo Bernardo.
É por isso que o atleta já faz cursos de investimento imobiliário na Inglaterra, tem imóveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Londres. E não pretende parar de investir em si.
Seu planejamento além do mundo da bola é um exemplo a ser seguido por atletas no Brasil. É uma reflexão de que nunca se deve deixar um bom momento financeiro passar. É preciso deixar a zona de conforto e buscar a diversificação dos nossos talentos.
Acompanhe a entrevista na íntegra de Bernardo ao blog da Betway, clicando aqui!