A prefeita Socorro Neri afirmou que as autoridades continuarão monitorando os casos e tomando as medidas necessárias, conforme a pandemia for avançando ou não. A prefeita afirmou que outras medidas, como restrição do funcionamento do transporte público e de tráfego de pessoas em espaços públicos que concentram muitas pessoas como o Terminal Urbano e o Calçadão da Benjamim Constante e parque públicos, poderão ser adotadas de acordo com o avanço ou não do ciclo epidemiológico.
“Formamos um comitê de enfrentamento ao coronavirus em Rio Branco para tomadas de decisões. Decisões essas que estão sendo avaliadas se terão continuidade ou não, se outras serão adotadas e quando serão adotadas”, explicou Neri.
Apesar de preocupada com a situação, a prefeita Socorro Neri tranquilizou a população.
“Não precisamos entrar em pânico e cada um deve fazer a sua parte tomando os cuidados recomendados e evitando locais que possam aglomerar pessoas. Que procurem as unidades de saúde quando realmente necessário para que possamos dar prioridade para esta situação”, destacou.
A prefeita informou que os casos confirmados até o momento não são de transmissão comunitária, mas importados, ou seja, de pessoas que vieram de fora do estado: um homem de 30 anos e uma mulher de 50, que chegaram de São Paulo-SP, e outra mulher de 37 anos, que estava em Fortaleza-CE.
Antes de concluir, a prefeita Socorro Neri e o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, informaram a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe Influenza nos postos de saúde da rede municipal, a partir da próxima segunda-feira, dia 23, para grupos de risco: idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Nesta quarta-feira, 18, a partir das 9h da manhã, a prefeita Socorro Neri faz uma live nas páginas da prefeitura em redes sociais para apresentar o decreto de emergência em saúde publicado.