O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 17, para falar das medidas de prevenção adotadas pelo Poder Legislativo em relação ao coronavírus (Covid-19).
A Mesa Diretora da Aleac decidiu cancelar todas as sessões, audiências públicas e encontros com categorias. As atividades legislativas serão suspensas por 15 dias, com regime de sobreaviso para votação de matérias urgentes. A medida foi tomada de comum acordo com os demais parlamentares.
“Não vamos suspender os trabalhos na Aleac, teremos um plantão permanente para votar qualquer projeto importante que venha ajudar o Estado”, explicou Nicolau Júnior.
Todos os encontros agendados com categorias e classes de trabalhadores também foram cancelados como, por exemplo, o que deveria acontecer nesta quarta-feira, 18, com motoristas de táxi lotação e toyoteiros.
Para Nicolau Júnior, o Legislativo não pode ficar alheio à pandemia do coronavírus. “O momento é delicado e pede, sim, medidas emergenciais. Estamos vivendo um momento difícil e temos que agir com muita responsabilidade. O governo do Estado também tomará medidas emergenciais, o governador já está fazendo isso. Nós, do Parlamento acreano, iremos abraçar essa causa. Temos que proteger uns aos outros”, disse o progressista.
A Escola do Legislativo também divulgou as medidas protetivas para os próximos 30 dias. Inicialmente, o agendamento das Salas do Interlegis e do Auditório da Casa, para qualquer atividade externa, será suspenso.
Os Cursos Básico de Libras; Redação; Oficina de Técnica Vocal; Coral e Curso Básico de Inglês, também serão adiados. A ELA informou ainda, que as inscrições do Pré-Enem ocorrerão de forma online nesse período e as aulas iniciarão em conformidade com orientações administrativas da Casa.