Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o Acre está entre os três estados com maior número de casos de dengue. A incidência já supera 300 casos a cada 100 mil habitantes – o que é considerado um patamar epidêmico.
No Brasil, já são 181 mil casos só este ano, o que representa um aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, os números podem ser ainda maiores, já que o levantamento considera apenas os registros até o dia 15 de fevereiro.
Pelo menos 20 estados já registraram aumento nos casos de dengue, sendo que o que mais registrou casos foi São Paulo. Até o momento, 61 mil casos foram notificados no estado.
No país, 32 mortes devido a doença foram confirmadas. Até a metade de fevereiro do ano passado, eram 16 registros.
Com o avanço da doença, o MS começa a preparar um comitê de operações de emergência para arboviroses, categoria que inclui dengue, chikungunya e zika. O centro deve ser ativado nesta segunda-feira, 9.
Especialistas acreditam que pode haver uma epidemia de dengue maior do que a registrada no último ano, quando o Brasil atingiu 1,5 milhões de casos. Esse é o maior número da série histórica.
Com relação aos casos de zika e chikungunya, o Brasil registrou queda nos números. Até fevereiro foram 5.980 casos de chikungunya, ante 7.257 no mesmo período do ano anterior. O Brasil registra 579 casos de zika, uma queda de 52% e relação ao mesmo período do ano passado.