Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre não está excluído da rede de diagnóstico para o coronavírus, diz nota do governo

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC), enviou nota de esclarecimento à imprensa nesta quarta-feira, 4, para afirmar que o estado não está excluído, em hipótese alguma, da rede de diagnóstico para o novo coronavírus, o covid-19.

“O que existe é um sistema bem organizado pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de Estado, no qual apenas alguns laboratórios centrais realizam os diagnósticos com base na coleta de material que for repassado pelos demais. Esse é o caso do Lacen no Acre, que tem como referência o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Assim, o fluxo das coletas no Acre segue da seguinte forma: coleta-se o material a ser diagnosticado nas unidades hospitalares, e este é enviado, primeiramente, ao Lacen-AC, com sede em Rio Branco. De lá, segue para o Instituto Evandro Chagas, onde lá, sim, existem os kits e equipamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, para o diagnóstico”, diz parte da nota.

Para combater os boatos, a nota reforça que o Acre não será prejudicado já que o “material para diagnóstico do novo coronavírus será colhido normalmente aqui no estado e remetido para o laboratório de referência, o Instituto Evandro Chagas, responsável pelos resultados, sejam eles positivos ou negativos”.

Sair da versão mobile