Após descartar oito casos, o Governo do Acre confirmou os três primeiros casos de coronavírus no Estado. Todos os casos são em Rio Branco, sendo que dois pacientes chegaram de São Paulo, e outra viajou a Fortaleza recentemente. Os nomes dos pacientes não foram divulgados.
Segundo o secretário de Saúde, Alysson Bestene, a secretaria ainda aguarda a contraprova do primeiro exame para, de fato, confirmar os casos oficialmente.
Assim como anunciado na segunda-feira, 16, pelo governador Gladson Cameli e publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça- 17, o Acre decretou situação de emergência devido à pandemia de Covid-19.
Uma série de medidas já está sendo tomada. As aulas em todas as instituições de ensino públicas e privadas foram suspensas pelo prazo de 15 dias. Creches, institutos e faculdades particulares estão incluídas.
Também fica suspensa a realização de eventos de qualquer natureza com público superior a 100 pessoas. Todas as agendas fora do estado do governo, prefeitura e de seus respectivos funcionários foram canceladas.
Para manter o controle dentro das unidades penitenciárias do Estado, as visitas sociais e escoltas de reeducandos foram suspensas pelo prazo de quinze dias. No caso da escolta, há exceção em caso de requisições judiciais.
Gladson Cameli anunciou ainda a suspensão do concurso público para preenchimento de vagas na Secretaria de Educação. A prova seria realizada no domingo, 22.
“Estamos falando de vidas, de pessoas. Estamos tomando medidas radicais por que queremos combater. Se até hoje não tínhamos tomado medidas é porque não havia provas. Inclusive, não vamos aguardar a contraproposta para começar a tomar as medidas”.
UPA é unidade referência
Durante o período de emergência, poderão ser realizados procedimentos de isolamento, quarentena, realização compulsória de exames, teste laborais, vacinação, tratamento médico específico, dentre outros.
O governo determinou que as pessoas que apresentarem os sintomas do vírus devem procurar a UPA do 2º Distrito, que será referência nesse tipo de caso. Já a Prefeitura de Rio Branco antecipará a vacinação contra gripe a partir da próxima segunda-feira, 23, para o público classificados como de risco.
COVID-19
No Brasil, 234 casos de coronavírus foram confirmados. O Estado com maior incidência é São Paulo, que registrou a primeira morte por coronavírus. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele morava na cidade de São Paulo e tinha histórico de diabetes e hipertensão.
O novo coronavírus, o Covid-19, já causou a morte de mais de 7 mil pessoas em todo o mundo. Do total, 3.217 ocorreram na China. Fora do território chinês, a maioria das mortes foram na Itália, onde mais de 2.500 pessoas morreram por causa do vírus.