Dezenas de parente de detentos que cumprem pena no Acre protestaram, nesta segunda-feira, 2, para chamar atenção do Governo do Estado. O ato ocorreu em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro.
Os familiares alegam que os direitos dos presos como cidadãos não estão sendo cumpridos.
Em entrevista à jornalista Thais Farias, a parente de um dos detentos, Patrícia de Souza, afirmou que “tem uma carta branca do Governo do Estado para matar os bandidos, dentro e fora do sistema penitenciário”.
Ainda de acordo com os manifestantes, o ato não é para pedir visita íntima, como muitas pessoas alegam. “Esse manifesto é em prol dos que estão no sistema carcerário. Estamos por direitos dos presos que estão sendo violados”.
Os familiares pedem ainda melhorias no sistema carcerário do Acre. Eles alegam que faltam remédios, atendimento médico, dentre outros. Além disso, alguns presos estariam sendo impedidos de receber visitas.
“Estamos nesse manifesto por remédios que estão faltando no presídio, por atendimento aos presos com tuberculose, presos com depressão, por atendimento. Houve um preso do pavilhão P que teve o remédio retirado de dentro da cela. Tem um detento do Antônio Amaro que está dois meses sem ver os filhos. Por isso pedimos encarecidamente ao poder público que devolvam o direito deles.”
A reportagem entrou em contato com a porta-voz do governo, Mirla Miranda, que informou que não irá se posicionar sobre as denúncias feitas pelos familiares dos detentos.