X

Ministério da Saúde descarta suspeita de coronavírus em Porto Velho; Acre monitora um caso

O ministro Luiz Henrique Mandetta anunciou, em sua rede social, que os casos de coronavírus notificados em Porto Velho foram descartados.

A Secretaria de Saúde do Estado havia informado que um casal de rondonienses apresentaram sintomas ‘sugestivos’ ao coronavírus. Eles teriam viajado a São Paulo e dividiram um táxi com um chinês, por isso, acharam que tinham sintomas da doença.

“O ministério não enquadrou os casos de Rondônia como suspeitos de coronavírus, pois não foi possível localizar esse chinês que o casal dividiu o carro em São Paulo. Então não dá pra saber se esse chinês tinha chegado de viagem ou se estava indo para uma região onde há casos confirmados da doença respiratória”, escreveu o ministro.

Apesar de descartar sintomas da doença no casal, o ministro afirmou que a equipe médica continuará monitorando os dois. “O casal está tratando em casa e tem uma equipe nossa lá”, disse ao Jornal.

No Acre, a secretaria estadual de Saúde está monitorando o caso de uma mulher. Ela teria chegado ao Estado, após fazer uma escala de voo pela Europa. A direção do pronto-socorro de Rio Branco confirmou o monitoramento e informou que a paciente esteve na unidade, coletou material para exames e depois foi para casa. Ela não ficou em isolamento, porque não havia indícios para tanto.

O caso, em seguida, foi encaminhado para a Vigilância Estadual de Saúde.

O último levantamento do Ministério da Saúde feito nesta terça-feira, 3, mostra que o Brasil tem 488 casos suspeitos de novo coronavírus. Ao todo, desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois confirmados. Nenhuma morte foi registrada.

Com a inclusão dos Estados Unidos na lista de países com transmissão local, a partir desta terça, os brasileiros que voltarem do país e relatarem sintomas terão seus quadros de saúde analisados.

Coronavírus no mundo

O novo coronavírus já causou a morte de 2,9 mil pessoas na China e outras 120 em outras partes do mundo, segundo dados oficiais do governo chinês. Fora da China, o vírus segue se espalhando no Irã, Itália e Estados Unidos.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: