A sede do projeto Casa de Oportunidades foi invadida por bandidos na noite desta segunda-feira, 9. O projeto funciona na Cidade Nova, em Rio Branco.
Segundo a presidente do projeto, Janara Almeida, os bandidos levaram cerca de 40 cadeiras de plástico, mesas, poltrona, fardos de água e alimentos. Além disso, aproximadamente 500 peças de roupas novas e seminovas foram roubadas.
As roupas que foram doadas seriam utilizadas em um bazar para arrecadar fundos para reforma e ampliação da sede do Casa de Oportunidades.
“Quando chegamos no projeto já percebemos algo estranho. Quando abrimos a porta, que estava encostada, tive a certeza que entraram. Fomos conferir”, disse Almeida, ao acrescentar que essa é a segunda vez que o local é invadido.
O projeto nasceu em 2017. A princípio a iniciativa levava cinema até as crianças da comunidade. Hoje, além do cine, o local oferece aulas de capoeira, jiu-jitsu e em breve ofertará cursos profissionalizantes e pré-Enem.
A iniciativa do projeto foi do pequeno Raphael Kawêh, filho de Janara e do Rafael. Inclusive, a Casa das Oportunidades foi destaque no programa do Rodrigo Faro.
O local sobrevive apenas de doações e ajuda de voluntários. “Para manter o projeto, 90% dos recursos são do nosso bolso. Quando a gente faz o sacrifício de comprar tudo do nosso bolso e vem uma pessoa e rouba, é doloroso”, disse a presidente.
O sentimento não poderia ser outro: desânimo. É o que conta Almeida. “Dá um desânimo, uma frustração tão grande. No momento que a gente se depara com essa situação o primeiro sentimento é de desistir. A gente deixa de cuidar dos filhos, de ficar com a família, tiramos dinheiro do bolso sem poder, e não recebemos ajuda nenhuma do poder público”.
As vítimas registraram um boletim de ocorrências e estão buscando imagens de câmeras de segurança localizadas na rua. Até o momento, ninguém foi preso.