X

Sesacre descarta três possíveis casos de coronavírus no Acre

FOTOS/SECOM/AC

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou no final da tarde de terça-feira, 10, que os exames que investigavam casos de coronavírus deram negativo. Ao todo, três casos foram notificados.

A informação foi confirmada pelo gerente do Centro de Infectologia Charles Mérieux na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), Andreas Stocker. O gerente não informou se será feita um exame de contraprova para confirmar o resultado.

Em comunicado, Stocker afirmou: “Estabelecemos a análise, seguindo o protocolo de Berlim [como é chamado o exame para diagnosticar o covid-19] já em fevereiro de 2020, em nosso laboratório Rodolpho Mérieux, e realizamos a primeira análise no dia 13 de fevereiro. Até hoje analisamos amostras dos pacientes suspeitos e nenhuma deu um resultado positivo”.

Os casos investigados eram de estudantes de faculdades de Medicina na Bolívia, que estão em quarentena no Hospital Geral de Brasileia, e um em Cruzeiro do Sul. Um caso já havia sido descartado em Rio Branco.

A Assessoria de Comunicação da Sesacre informou, ainda, que desde a confirmação de casos no Brasil, o Estado tem capacitado os servidores da Saúde em diversos municípios. “Todos os profissionais estão sendo capacitados, fazem simulações e fazem teleconferência com o Ministério da Saúde”.

Vale lembrar que a chefe do departamento de Vigilância, Glória Nascimento, pediu responsabilidade por parte da população na hora de espalhar informações sobre a doença.

“Pedimos que população não se deixe levar pela irresponsabilidade de quem tenta instalar o medo, disseminando áudios irresponsáveis sobre fatos que jamais aconteceram”.

Coronavírus no mundo

O novo coronavírus já causou a morte de mais de 3 mil pessoas na China e outras 120 em outras partes do mundo, segundo dados oficiais do governo chinês. Fora da China, o vírus segue se espalhando no Irã, Itália e Estados Unidos.

Na Itália, país mais atingido no continente europeu, foram registrados 7.375 casos da doença e 366 mortes. O Estado decretou quarentena. A partir desta terça-feira, 10, ninguém pode sair de casa sem justificativa médica ou familiar. Escolas e universidades vão permanecer fechadas até dia 3 de abril.

 

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: