Um acidente na manhã desta terça-feira, 17, mobilizou os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para salvar uma criança de 1 ano que se afogou ao cair na piscina de um prédio no bairro Tropical, em Rio Branco.
O local estava dentro das normas de segurança, mas o portão de acesso à piscina estava aberto. Os bombeiros foram os primeiros a chegar na ocorrência e o menino já estava sem pulsação.
“A criança ficou em parada cardiorrespiratória, não tinha pulsação, não respirava e então começamos as manobras, porque são diferentes das técnicas de salvamento. Logo depois, o Samu chegou e os médicos, muito valentes, começaram a fazer a técnica de ressuscitação. Fico emocionado, foi uma operação espetacular”, diz o major do bombeiros Cláudio Falcão.
A criança foi levada para o pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece na unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os bombeiros destacaram ainda que o afogamento é a maior causa de morte acidental entre crianças na faixa de um a quatro anos, sendo a piscina o local onde a maioria dos incidentes ocorrem.