Durante sessão desta quarta-feira, 11, a deputada Maria Antônia (PROS) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispensadores de álcool em gel nos estabelecimentos coletivos públicos do Estado.
A parlamentar afirma que essa é uma forma de ofertar aos cidadãos, um conjunto de procedimentos voltados à manutenção das condições ambientais adequadas, que eliminem e impeçam a proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde humana.
“Com o recente aumento de casos de epidemias que causam doenças, sobretudo as respiratórias, como a gripe H1N1, que chegou ao Brasil em 2009, agora temos um outro alerta de saúde pública afetando milhares de pessoas, como é o caso do Covid-19, conhecido como coronavírus”, pontuou.
A parlamentar disse ainda que o coronavírus é uma doença de fácil contágio e vem sendo considerada um dos mais graves problemas de saúde da atualidade, já fazendo vítimas em alguns estados brasileiros e podendo se proliferar por outros.
“O Acre é um estado fronteiriço e tal situação geográfica o coloca em posição vulnerável para possível propagação da doença. Uma grande quantidade de micro-organismos entra em contato com o nosso corpo, inicialmente, através das mãos, por isso precisamos adotar medidas que facilitem um pouco mais a higienização em lugares públicos”, justificou.