A Secretaria estadual de Saúde (Sesacre) divulgou o boletim epidemiológico de hoje, 27, com os números da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Acre. Mais duas pessoas foram diagnosticadas com a doença. Com isso, o Acre totaliza 25 casos confirmados.
Um dos dois novos casos é de um assessor parlamentar, de 33 anos. O outro preocupa mais. Trata-se de uma aposentada de 77 anos, ou seja, ela faz parte do grupo de risco da doença. O assessor contraiu a doença ao participar de reunião com pessoas que estavam infectadas com o novo coronavírus. Já do contágio da idosa ainda não se sabe o vínculo epidemiológico.
Até a tarde de hoje, o Laboratório Charles Mérieux coletou para análise 363 amostras de pacientes com sintomas da Covid-19. Destes, 243 foram descartados e 95 seguem sob análise (76 deles em Rio Branco, 10 em Acrelândia, 6 em Cruzeiro do Sul, 2 em Feijó e 1 em Brasileia).
Nos últimos dois dias só apareceram duas confirmações para o vírus, mas é importante destacar que a quantidade dos resultados dos exames tem sido menor no Estado.
Com efeito, o primeiro caso confirmado da doença foi no dia 17 deste mês. Do dia 17 até o dia 25, a média do laboratório Charles Mérieux era de 28 análises por dia. Quando o governo anunciou que o laboratório passaria a dar os resultados de 24 para 48h, para evitar sobrecarga dos servidores, a média de análises caiu para 10 análises por dia, menos da metade.
Para se ter ideia, o boletim da Sesacre do dia 25 de março relatava que apenas 47 casos estavam em análise, aguardando resultados. No boletim de hoje, esse número quase dobrou: foi para 95.