X

Chuvas ameaçam desabrigar famílias na região do Juruá em plena pandemia do coronavírus

As chuvas dos últimos dias têm provocado aumento no volume dos rios acreanos. O nível do Rio Acre na Capital vem subindo, ligando o alerta da Defesa Civil para tirar a gaveta o plano de contingência, caso seja necessário, apesar de os rios estarem longe, ainda, das cotas na cidade.

Em Tarauacá, no entanto, a situação é diferente. Bem mais preocupante. O nível do Rio Tarauacá atingiu 10m30cm na medição das 6 horas da manhã de hoje, 24, sendo que a cota de transbordamento é de 9m50cm.

A Defesa Civil do município estima que cerca de 4,9 mil famílias em duas localidades de Tarauacá, os bairros Triângulo e Senador Pompeu, tiveram suas casas invadidas pelas águas do rio.

Quase 5 mil famílias já tiveram suas casas invadidas por água do rio em dois bairros de Tarauacá (FOTO ASCOM CBM-AC)

O major Claudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, informou que ninguém ficou desabrigado ou desalojado ainda. Mas o risco de as pessoas ficarem desabrigadas, em plena pandemia do novo coronavírus, existe no município. Inclusive, dois abrigos já estão sendo montados no município, um no Colégio Municipal e outro no João Ribeiro.

Vale destacar que, em caso de enchentes, seria muito difícil cumprir todas as medidas de isolamento social, de prevenção contra a Covid-19, para estas famílias que ficariam no abrigo público.

A população de Cruzeiro de Sul também está apreensiva com a subida dos rios na cidade.

Fabiano Azevedo: