Não bastava o risco de uma crise, a da pandemia do novo coronavírus. A população do Juruá tem outro grave problema para lidar nos próximos dias. É que o Rio Juruá transbordou de vez e já começou a atingir moradias em Cruzeiro do Sul.
O manancial atingiu, hoje de manhã, a marca de 15m13cm. Isso quer dizer que o rio está a mais de dois metros acima da cota de transbordamento (que é de 13 metros). Com isso, aproximadamente 5 mil famílias que moram nos bairros do Môa, da Lagoa, Estirão do Remanso e Miritizal já estão vendo o rio cobrir seus quintais.
A Defesa Civil informou que não irá construir os abrigos públicos em Cruzeiro do Sul para não aglomerar pessoas, devido à pandemia da Covid-19. Assim, as famílias atingidas serão encaminhadas para ficar em imóveis do aluguel social por enquanto. Se houver necessidade, algumas delas poderão até ser alocadas em hotéis da cidade.
A tendência, no momento, é que o rio se mantenha com alto volume. As chuvas continuam a acontecer na região e os rios que desaguam no que corre pela cidade Cruzeiro, ou seja, o Juruá Mirim, o Môa e o Valparaíso continuam enchendo.