O Acre enfrenta um dos momentos mais críticos da sua história recente. Após as confirmações de casos da Covid-19 no Estado, o governo implantou uma série de medidas para tentar conter a doença. Contudo, uma fonte de A GAZETA, que pediu para não ter o nome revelado por medo de retaliação, acusa a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) de não revelar toda a situação que se passa no Pronto Socorro da Capital.
“O caos está instalado no Pronto Socorro, só que todo mundo abafa. Lá está todo mundo se contaminando. Ninguém fala pra ninguém. Aí o 5º andar (do PS) está todo restrito por conta dos pacientes que estão chegando entubados e o pessoal não fala isso na mídia. É paciente entubado, é paciente que já está desfalecendo, a advogada vai e não vai”, disse.
As informações são, ainda, de que a parte vertical do Pronto Socorro está sendo preparada para receber pacientes de coronavírus em estado grave, caso as coisas piorem no Acre. “Aquele prédio novo, eles estão esvaziando. Tiraram todos os pacientes da clínica médica, estão tirando os pacientes da ortopedia e da cirurgia-geral, porque a verticalização vai ser toda para o coronavírus. Aquele prédio (PS) vai ficar todo de referência para o coronavírus”.
A fonte de A GAZETA fez declarações fortes sobre a real situação da Covid-19 em Rio Branco. Ela alega que algumas mortes são suspeitas e poderiam já ser em decorrência da doença. “Entra gente lá, morre e nem dá tempo de ser entubado. Eles não falam. Acontece que o pessoal está com sintomas em casa e não sabe que está com coronavírus. Aí começa com falta de ar, chega lá no PS e morre. Não dá tempo nem de entubar”.
Fonte acredita que garota de 13 anos pode ter morrido, sim, vítima da doença
Sobre a adolescente de 13 anos que morreu na sexta-feira, 27, no Pronto Socorro, a fonte rebate que os motivos da morte teriam sido por complicações da diabetes, conforme a Sesacre alegou em nota oficial.
“Os tios que trouxeram disseram que ela já estava gripada há alguns dias. Só que como moram em lugar distante e não tiveram acesso a muita informação, eles não se atentaram à falta de ar. Chegaram com a menina lá ontem, e eu a vi entrando, já gaspeando. Quando eles levaram ela para a sala de emergência clínica, não deu tempo nem de entubar. O pulmão dela estava todo fibrosado. Só que ninguém comenta isso. O raio x que fizeram dela mostra que o pulmão da menina já estava cheio de fibrose. Eles disseram para os pais que foi uma complicação de diabetes, mas tudo mentira. O pessoal quer ficar encobrindo a verdade eu nem sei pra quê. O povo já vai sair mesmo, ninguém vai ficar em casa mais não”, lamenta.
Confira a nota oficial da Sesacre divulgada neste sábado, 28, sobre o caso:
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informa que é inverídica a informação de que uma jovem de 13 anos, moradora de Nova Califórnia (RO), teria falecido nas dependências da UPA do Segundo Distrito, nesta sexta-feira, 27, por complicações em decorrência do coronavírus.
A informação, divulgada em um site local, não é confirmada pela gerente de Assistência do Pronto-Socorro de Rio Branco, Mônica Nascimento.
“Por conta do cenário atual, todos os pacientes que chegam com respiração alterada tratamos de estabilizá-lo e fazermos os exames para coronavírus, o que foi feito na paciente e deu negativo para contágio”, afirma Nascimento.
A jovem de 13 anos já tinha histórico de diabetes e deu entrada no PS com um quadro de síndrome respiratória. Imediatamente, o teste para coronavírus foi feito, resultando em negativo. “Ela deu entrada no PS, mas não faleceu por causa do coronavírus”, enfatizou a gerente de Assistência do Pronto-Socorro.
A Sesacre repudia notícias falsas, distorcidas, repassadas de forma incompleta e irresponsáveis e torna a pedir à população que acesse os sites oficiais, como o Notícias do Acre, no endereço agencia.ac.gov.br, além daqueles já considerados confiáveis.
A Coordenação de Comunicação da Sesacre também está disponível pelo e-mail saude.comunicacao@gmail.com e no Facebook pelo endereço Saúde do Acre.
Rio Branco, AC, 28 de março de 2020.
Secretaria de Estado de Saúde do Acre
* A GAZETA deixa o espaço em aberto para a Direção do Pronto Socorro, caso queira prestar quaisquer esclarecimentos sobre o teor das denúncias anônimas relatadas aqui nesta reportagem.