O ex-governador Tião Viana, que também é professor da Ufac, gravou vídeo para seus alunos da Liga Acadêmica de Infectologia, falando da importância de ter os cuidados de prevenção neste momento que o Acre atravessa de surto epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19).
Tião Viana recordou os maiores surtos de doenças infecciosas registradas ao longo da história, como a peste negra (que dizimou um terço da população da Europa), a gripe espanhola (que matou de 50 a 100 milhões de pessoas), a gripe asiática (baixa de 5 milhões de pessoas), a gripe de Hong Kong (que matou cerca de 1 a 3 milhões) e as mais recentes, a influenza, SARS e MERS. Tudo para frisar que a humanidade perdeu muitas vidas até aprender que é preciso tomar os devidos cuidados de prevenção.
O principal deles, frisou Viana, que é médico infectologista por formação, é lidar com o medo que se tem da doença e a coragem para superar sua pandemia colocando cada sentimento em uma mão e fazendo um simples gesto de lavar muito bem as mãos.
“São 20 segundos que você tira a cada momento em que se toque em objetos que podem estar contaminados, mas que pode reduzir em até 90% a disseminação da epidemia. Precisamos ter esse hábito de lavar bem as mãos antes de tocar no rosto, nos olhos, nariz e boca”, finalizou o ex-governador.
Tião Viana avaliou que esta já é a maior crise socioeconômica da história da humanidade e os esforços agora têm que ser no sentido de não deixar que esta se torne a pandemia com maior número de vítimas fatais. Por isso, o ex-governador insiste que as famílias acreanas devem seguir unidas, tomando as medidas de isolamento social para conter o ritmo da doença até que ela arrefeça o seu ciclo de alastramento epidemiológico.