Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Médico infectologista orienta população diante de cenário de infecção comunitária do novo coronavírus

Dr. Thor Dantas prestou mais orientações à população após confirmação de 7 casos e cenário de infecção comunitária da doença (FOTO BRUNA MELLO – ARQUIVO A GAZETA)

Em áudio que circula em redes sociais, o médico infectologista Thor Dantas deu novas orientações à sociedade acreana a respeito do atual momento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. Sete casos foram confirmados e a doença atingiu um nível de infecção comunitária (ou seja, pessoas foram contaminadas sem registro de viagens recentes para fora do Estado).

O médico frisou que este é o momento em que o vírus está iniciando sua disseminação aqui no Acre, por isso, é importante a população fazer todos os esforços possíveis para bloqueá-lo.

Sem titubear, o Dr. Thor Dantas frisou que todos os casos já identificados têm que ficar isolados em casa, sem contato com outras pessoas. Além disso, pessoas que apresentem um quadro de saúde com sintomas similares ao do novo coronavírus também devem adotar o isolamento social, sem circular pela cidade.

Outro alerta foi para as pessoas que tiveram sabido contato próximo com estes infectados ou suspeitos, que fiquem em casa, de quarentena, pelo período de 10 a 14 dias.

“Podem ser muitas pessoas que tiveram contato, pode ser uma repartição inteira, pode ser uma empresa inteira, mas não tem outro jeito. Temos que conseguir fazer esta quarentena de forma correta, se não vamos conseguir conter essa epidemia”, alertou o infectologista.

Para as pessoas que não apresentarem os sintomas (nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre e dificuldades para respirar), Dantas orientou ser desnecessário fazer exames, até para não congestionar o fluxo da rede pública de saúde e evitar exposições. Mas não dá para relaxar também. É preciso redobrar os cuidados, obedecendo as regras de isolamento social.

 

DA REDAÇÃO de A GAZETA

Sair da versão mobile