Ainda de acordo com a Suframa, o Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (SIMNAC) está funcionando regulamente para todas as operações
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC alerta aos empresários quanto ao funcionamento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em Rio Branco. Segundo comunicado divulgado pela entidade e assinada pela coordenadora regional da Suframa em Rio Branco, Maria Thereza Costa, o serviço de cadastro continua em funcionamento por meio de registro no Sistema de Cadastro (CADSU), via web, pela plataforma https://www4.suframa.gov.br/cadsuf/#/menu-externo, onde os protocolos são gerados e, posteriormente, analisados pela área técnica da instituição.
Ainda de acordo com a Suframa, o Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (SIMNAC) está funcionando regulamente para todas as operações, ou seja, para geração e confirmação do PIN-e, além das funções para recebimento de mercadorias. Além disso, em casos em que não houver o registro de desembaraço das notas ficais, são disponibilizadas pela Secretaria de Fazenda do Estado do Acre.
“Orientamos, como medida paliativa, que a empresa faça a sinalização no SIMNAC, de forma manual da data de entrada da mercadoria. Ou seja, basta inserir no campo desembaraço a data do recebimento da mercadoria no estabelecimento, para liberação de parametrização do canal de vistoria. Até que Secretaria de Fazenda disponibilize o arquivo eletrônico de desembaraço para a Suframa, para fins de conclusão do internamento”, explica o comunicado.
Na nota, foi informado que, dentre as medidas adotadas pela Suframa, ocorreu a priorização do internamento de alimentos, medicamentos e produtos de primeira necessidade. “Para fins de protocolo, os documentos poderão ser enviados via e-mail institucional para: [email protected].”
O órgão informa ainda que, para garantir que as mensagens com anexo enviadas à Suframa sejam recebidas corretamente, é necessário atentar para algumas recomendações da Coordenação-Geral de Modernização e Informática (CGMOI):
- Arquivos anexos devem estar na extensão PDF e não ultrapassar 30mb;
- Documentos devem ser de texto ou foto, podendo ser nos modos preto e branco, mono ou em escalas de cinza;
- Resolução máxima permitida de 200 dpi para textos, 300 dpi para textos com ilustração e de 400 a 600 dpi para plantas;
- No caso de documento com textos, deve ser ativada a opção OCR, para que o conteúdo possa ser reconhecido;
Caso algumas dessas orientações não possam ser cumpridas, o interessado deve providenciar a compactação ou divisão do documento a ser protocolado para que se adéque ao exigido pelo setor de informática da Suframa.
A entidade informa que fica fica disponível o serviço de WhatsApp para demais dúvidas diretamente com a coordenadora regional de Rio Branco, pelo celular (68) 98114-9008 ou, com o Chefe Operacional de Rio Branco, Renato Santos, pelo celular (68) 98108-0001 bem como, pelos e-mails: [email protected]; [email protected].
“Por fim, a Coordenação Regional de Rio Branco, permanece em prontidão, aberta a receber as principais demandas e buscar soluções conjuntas e alternativas que contribuam para superar os desafios apresentados em consequência da crise econômica mundial decorrente dos efeitos do coronavírus”, finaliza o documento.