Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sistema Fecomércio/AC diz que não há risco de desabastecimento

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos, disse que atacadistas e varejistas afirmaram que os estoques estão satisfatórios

 

Publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 20, o decreto nº 5.496 endureceu as medidas para o enfrentamento a pandemia causada pelo Covid-19, ficando suspensas pelo prazo de 15 dias as atividades. Estes eventos provocaram um impacto em toda a sociedade nos últimos dias, sendo uma delas a realização de compras excessivas nos supermercados, além do medo desabastecimento.

Os supermercados lotaram e, em alguns casos, as prateleiras ficaram vazias. Mas de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), os consumidores não precisam se preocupar, pois é improvável o desabastecimento de produtos nos supermercados de Rio Branco e não há necessidade de comprar mercadorias além do convencional.

População pode fazer compras de forma normal, sem necessidade de tumultuar os mercados, até para evitar aglomerações (FOTO ASCOM FECOMÉRCIO/AC)

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos, disse que atacadistas e varejistas afirmaram que os estoques estão satisfatórios e que o setor de transporte de cargas está operando sem grandes problemas. “Precisamos aguardar para ver o comportamento das indústrias fornecedoras”, destacou.

Domingos alertou que é necessário calma neste momento calamidade pública e relembrou que a população deve evitar aglomerações e correrias a supermercados e em outros estabelecimentos para que continuem operando. “Orientamos que o consumidor evite fazer grandes percurso para evitar contato com muita gente e que comprem em estabelecimento mais próximos das suas casas”.

O decreto não afetou aos supermercados, que continuam funcionando normalmente para atender à população. O desabastecimento é um risco anulado por Adem Araújo, empresário de uma das maiores redes de supermercados do Estado.

“Estamos trabalhando para que não haja nenhum problema com abastecimento, principalmente com os produtos primeiros necessidades. Além do estoque, temos também produtos viajando, produtos negociados com as indústrias e nenhuma delas sinalizou problema com produção”, tranquiliza.

 O empresário disse que a população pode realizar suas compras como de costume, sem necessidade de fazer estoque. “Não precisa exagerar, as lojas vão estar atendendo normalmente durante todo esse período” e orienta que devido o risco de contaminação com coronavírus algumas medidas devem ser tomadas na hora das compras. “Recomendamos que venha uma pessoa por família fazer as compras é que não venham nos horários de menor fluxo evitando aglomerações”.

Sair da versão mobile