Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação ‘Marias’ prende 16 pessoas em Rio Branco por crimes contra mulheres

Operação 'Marias' prende 16 pessoas em Rio Branco por crimes contra mulheres

Na semana que antecedo o Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil do Acre deflagrou a “Operação Marias” para combater crimes de violência contra o sexo feminino. A ação começou na segunda, 2, e se estende até esta quinta-feira, 5, em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.

Ao todo, 16 pessoas foram presas durante os cumprimentos de mandados de prisão. Dos mandados, 12 foram de prisão preventiva e outros quatro de sentença definitiva.

A delegada responsável pela operação no estado, Juliana de Angelis, da Delagacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), afirmou que a maioria dos presos foi pelo crime de violência doméstica.

“Essa operação é nacional. Foi um acordo com o Conselho Nacional da Polícia Civil que as Deams do Brasil vão atuar especificamente nesse enfrentamento nas datas alusivas à mulher. No Acre, iniciamos nossa operação na segunda-feira e demos cumprimento a 16 mandados de prisão. Dos 16, quinze foram por violência doméstica contra mulher e um por violência sexual contra mulher”, disse.

Juliana comentou ainda sobre os dados do Monitor da Violência, do G1, que mostram que, novamente, o Acre aparece entre os estados brasileiros mais violentos para as mulheres. O estudo apontou que o estado acreano tem a maior taxa de homicídios contra mulheres e de feminicídios do país.

“São números proporcionais que a gente tem nessas estatísticas nacionais. Esse é um dos focos que a gente tem com essas operações, esse enfrentamento. Porque, a partir do momento, que a gente enfrenta e tem a prevenção da violência doméstica, a gente tenta coibir o feminicídio, que é, podemos dizer, o pior crime no âmbito doméstico contra a mulher”, afirmou a delegada. (G1 AC com colaboração da repórter Quésia Melo, da Rede Amazônica Acre)

Sair da versão mobile