Chico Viga apresenta PL que autoriza executivo a contratar seguro de vida aos profissionais de saúde

O deputado Chico Viga apresentou nesta terça-feira, 7, um projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar seguro de vida para os profissionais de saúde contaminados pela Covid-19. Os beneficiários estariam amparados em caso de morte desses profissionais.

A presente proposição, segundo o parlamentar, visa garantir uma compensação para os profissionais da área de saúde que vierem a ser infectados nos seus postos de trabalho pelo coronavírus, na linha do que recomenda a Organização Mundial de Saúde.

“Visto que há um alerta com o aumento dos casos de contaminação de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam na linha de frente em combate ao novo coronavírus, e considerando os altos índices de mortalidade desses profissionais, mostra-se imprescindível a contratação do seguro em questão. Segundo o Jornal O Globo, na Espanha 14% dos infectados são profissionais da saúde. Já em Portugal, os médicos representam 20% dos infectados”, destacou o deputado.

Chico Viga destacou ainda a edição da Revista exame, de 30 de março, que informa que na Itália parte considerável dos contaminados usa jaleco branco: médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. A mesma fonte também traz a última mensagem do médico Marcelo Natali, que morreu no dia 13 de março, vítima de coronavírus, onde atuava na linha de frente da Pandemia, mas que acabou derrotado pelo inimigo invisível. Morreu sozinho, enfrentando o mesmo martírio de quem tratou como paciente. Suas últimas palavras foram: “Não respiro”

“O cenário em alguns dos principais hospitais de São Paulo é dramático. Vale ressaltar que estes profissionais já atuam com um elevado risco de contaminação, na medida em que há uma dificuldade mundial na oferta e obtenção de equipamento de proteção individual para esses trabalhadores, o que eleva exponencialmente o citado risco”, complementou o parlamentar.

Assuntos desta notícia