O boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) continua demonstrando o avanço da pandemia de coronavírus no Acre. Nas últimas 24 horas, mais 22 pessoas foram diagnosticadas com covid-19. Os casos oficiais da doença agora subiram para 301 no Estado: 256 casos na Capital e outros 45 espalhados em 6 municípios acreanos.
Destas 301 pessoas infectadas: 105 já receberam alta por estarem curadas da doença; 155 estão em isolamento domiciliar; 14 já vieram a óbito em decorrência da covid-19; e outras 27 estão internadas (19 em enfermarias e 8 acompanhadas em UTI).
Os novos casos confirmados são todos da Capital, 11 mulheres e 11 homens.
Até o momento, a Sesacre já recebeu 2.466 notificações de casos de suspeitas da doença, dos quais 1.460 foram descartados (deram negativo) e outros 705 seguem aguardando análise do laboratório Centro de Infectologia Charles Mérieux. Destes, 600 são em Rio Branco e 105 no interior do Estado.
Mais três mortes – O boletim emitido pelo Departamento de Vigilância em Saúde trouxe outra má notícia: mais três pessoas morreram em decorrência do coronavírus no Estado. As novas vítimas foram dois homens, um de 42 anos e outro de 60 anos, e uma mulher de 74 anos. Todos tinham histórico de outras doenças, ou seja, eram do grupo de risco da doença.
Agora, o Acre totaliza 14 óbitos nesta pandemia de covid-19.
Os dois pacientes homens, F. A. N., de 42 anos, e C. C. L., de 60 anos, estavam internados na Sala de Emergência Clínica Covid-19, no Pronto Socorro de Rio Branco. O homem de 42 anos tinha diabetes. Ele deu entrada no dia 22 deste mês, com sintomas da covid. O paciente de 60 anos tinha histórico de sinusite e hipertensão arterial. Ele ingressou no PS no dia 23 de abril.
Já a mulher de 74 anos, C. M. C., estava internada na Fundação Hospitalar do Acre. Ela já se tratava, antes, de um quadro de insuficiência renal aguda, além de outra doença respiratória.
Sesacre aguarda exames de mais dois pacientes que faleceram – A Sesacre aguarda, ainda, o resultado dos exames de mais duas pessoas que faleceram para saber se o coronavírus teve algo a ver com os óbitos. Trata-se de um marceneiro de 32 anos e de um aposentado de 67 anos que faleceu no dia 19, no Pronto-Socorro de Rio Branco. (DA REDAÇÃO A GAZETA)