Com o objetivo de demostrar os prejuízos que a Medida Provisória 932/2020 deve trazer ao Estado, além de conseguir apoio contra a decisão do governo federal em reduzir em 50% as contribuições destinadas ao Sistema S por três meses, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC realizou na manhã desta segunda feira, 6, vídeo conferencia com parlamentares acreanos.
O presidente do Sistema Fecomércio/AC, Leandro Domingos, explicou as mazelas que a MP trará ao Acre, e demostrou aos participantes a importância do Sesc e Senac na educação, saúde, lazer e cultura dos acreanos.
“Mostramos números, estruturas e, principalmente, as sequelas que retirada desses recursos podem causar à sociedade brasileira, inclusive os motivos que levaram o governo federal a implementar essa medida, que não vai acrescentar em nada no combate ao coronavírus. Serão 90 dias de duração, mas causará grandes prejuízos para a sociedade acreana”, explanou Domingos.
O senador Sergio Petecão, líder da bancada acreana em Brasília, disse que a reunião foi importante para entenderem a dimensão do sistema para o Estado. “Estamos preocupados, pois aqui no nosso estado, o Sesc e o Senac são de fundamental importância e vamos começar a trabalhar nos demais Estados e parlamentares, pois para o Acre seria uma tragédia”.
Participaram de forma remota desta reunião os deputados Alan Rick, Jesus Sergio; as deputadas Perpétua Almeida e Vanda Milani; e a senadora Mailza Gomes. Todas demonstraram apoio Sistema e se disseram contra a MP 932/2020. O Deputado federal Manuel Marcos, que marcou presença na Federação para a reunião, foi um dos que declararam apoio.
“Não é aceitável que haja esse corte no Sistema S, que tanto ajuda o nosso Estado. Com o corte, quem vão sentir são os trabalhadores, a economia do nosso Estado, e isso, não queremos. A Fecomércio, o Sesc e o Senac podem contar com nosso apoio em Brasília”, finalizou o parlamentar.